sábado, outubro 28, 2006

"keep on buying"

A condenação de cristo.com uma última ceia a antecipar a martirização (masoquista pela escolha) da matéria e alma relembra-me no presente do seu 2006º aniversário (este texto não é de hoje) as que tive até agora. Procura do quê? Que queria Jesus com a sua aparição? Iluminar a crueldade do Mundo que seu Pai criou? Ou Deus também é imperfeito ao ponto de perder o controlo mas manter a postura? Parece demasiado difundido, ou mentira ou verdade demasiado óbvia para ser levada a sério.
A fé é simples e o Homem distingue-se pela complexidade. Se a primeira ilumina também cega (sim, escrevi antes de conhecer o opiate), se o segundo se destaca torna-se banal, controla e destrói. Separar as águas torna-se necessário. Há que matar enteados e salvar milacorosamente os escolhidos. Elitizar a criação na busca da bondade e da compaixão (contradição demasiado brusca para ser incorporado, mas no entanto, aceite).
Espalhar o bem não é impô-lo mas concedê-lo. Demonstrá-lo com todas as consequências ditatoriais de uma demonstração sem contradições. A hipócrisia da escolha relativa, dependente da oferta e com o preço que a procura deseja. Não dar mas oferecer oportunidades, igualar-mo-nos.
Quanto custa?